Projeto Onças do Aquiri Marabá – PA

A conservação de uma espécie passa pelo conhecimento dos seus hábitos e habitat, bem como pelas suas demandas por presas e território, necessário se faz também entender quais são as ameaças a essa espécie e como mitiga-las.
Como parte de suas incitativas de conservação e preservação, o Instituto de Conservação Biointegrada, ICBIO, desenvolverá e implantará o projeto Onças do Aquiri, que buscará fazer um inventário da população de onças-pintadas (Panthera onca) e suas principais presas dentro da UC Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri, usando o método de captura de imagens por armadilhas fotográficas.

O projeto tem como objetivo quantificar e entender a movimentação dos animais no interior profundo da floresta, bem como sua movimentação nas áreas de pastagens das fazendas circunvizinhas a UC.
Os dados obtidos complementarão estudos similares de outras áreas e servirá de base para a elaboração de ações para conservação ambiental na região, palestras e workshops sobre a importância dos predadores de topo como onças-pintadas, planos de manejo e mitigação de conflitos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *